Notícias

Data publicação: 26.05.2017
Foram realizadas diversas ações educativas de trânsito durante essa semana. Na segunda-feira (15), alunos de 3 a 5 anos, da Escola Shalom, participaram de uma aula diferente. Eles visitaram a Escola de Trânsito Pedrinho e Rafa, onde ouviram uma história, aprenderam sobre normas e comportamento no trânsito e também vivenciaram o transitar na atividade prática da minicidade. O Exército Brasileiro e a Empresa Pioneira participaram de Palestra Educativa de Trânsito, sendo abordados temas como: segurança, normas de conduta e circulação, comportamento e respeito. As palestras foram ministradas pelo Inspetor Félix, da Polícia Rodoviária Federal;  Major Amarildo, do Corpo de Bombeiros e Professora Luciane,  da Cettrans. Ainda, durante as palestras, o paratleta Altair, presidente da APAC, compartilhou sua história, explicando a importância do uso do cinto de segurança. Atividade de orientação e adesão ao Movimento Maio Amarelo foi realizada no estacionamento do Fórum de Cascavel. Também, durante a semana, foi proporcionado aos condutores relembrarem normas de circulação e conduta, percorrendo um trajeto simulado, com o auxilio de um instrutor de trânsito, atividade desenvolvida pela Associação de Autoescolas, Centro A. As atividades foram constantes e envolveram diversas instituições da sociedade cascavelense. “O Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de envolver toda a sociedade e conscientizar  que é possível um trânsito humanizado. As atividades não param no mês de maio. Vamos continuar chamando a atenção da sociedade para um transitar seguro e educado”, expõe Major Amarildo, coordenador do Cotrans – Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidentes de Trânsito Município de Cascavel. 
Data publicação: 19.05.2017
Na tarde de hoje (15), os alunos de Educação Infantil (4 e 5 anos) da Escola Shalom estiveram participando de atividades na Escola de Trânsito Pedrinho e Rafa.   A Escola de Trânsito tem como principal objetivo difundir conceitos éticos e valores como o respeito mútuo e a solidariedade, além da apresentação das regras básicas de circulação e segurança no trânsito, estimulando o educando a repensar e repassar o aprendizado aplicando-o no seu dia-a-dia, sendo muito importante que esse aprendizado comece desde que a criança é colocada no bebê conforto, dentro do veículo, passando pela vida escolar e tenha continuidade. As crianças participaram ativamente da aula teórica e prática demonstrando que os professores trabalham em sala de aula o tema “Trânsito”. Os alunos expuseram conhecimento sobre a utilização dos equipamentos de segurança no veículo (cadeirinha), entendem a importância de transitar sobre a calçada, utilizar a faixa de pedestres para a travessia, a importância da sinalização, mas ainda falta o exemplo dos pais. “Algumas crianças relatam que seus pais atravessam o sinal vermelho e falam ao celular, práticas essas que colocam em risco a segurança no trânsito e ainda demonstram exemplo de desrespeito à vida e a lei”, relata a educadora de trânsito, Luciane de Moura. Segundo a Agente de Trânsito Moura, a ação tem grande importância para as crianças. “Durante as atividades, as crianças aprenderam questões referentes aos cuidados no trânsito, como conscientização, cidadania e respeito ao próximo”, explica a Agente de Trânsito. Para conhecer a Escolinha de Trânsito Pedrinho e Rafa ou saber mais sobre os projetos de Educação de Trânsito, desenvolvidos pela Cettrans, entre em contato pelos telefones: 3036-8046 ou 3036-8114, ou e-mail educacao@cettrans.com.br  
Data publicação: 15.05.2017
Gustavo e Renato vivenciaram nesta manhã a rotina dos agentes da Cettrans no trânsito de Cascavel Hoje (11) foi a vez dos estudantes Gustavo Bera, da Escola Municipal Gladis Maria Tibola, do Centro; e Renato Augusto da Silva, da Escola Municipal Hermes Vezzaro, do Bairro Santo Onofre, participarem do projeto "Agente de Trânsito por um Dia", que nesta segunda edição do ano integrou as ações do movimento Maio Amarelo. Eles passaram a manhã acompanhando a rotina de agentes de trânsito para conhecer o trabalho dos mesmos. O primeiro compromisso foi no leilão de veículos da Cettrans no auditório da Prefeitura, onde receberam as primeiras instruções para as atividades. Eles participaram de ações práticas nas ruas, conheceram como funcionam as botoeiras para pedestres nos semáforos, o EstaR (Estacionamento Regulamentado), o monitoramento na Central na Cettrans, o uso correto das ciclovias e pistas de caminhadas, entre outras que competem aos agentes. Ao meio-dia regressaram às escolas. Os meninos participaram da atividade com o compromisso de multiplicar o que aprenderam entre os colegas, na escola, de maneira que a socialização do saber estimule a construção coletiva do aprendizado "e que o efeito multiplicador chegue até a comunidade escolar, promovendo a consequente mudança comportamental entre os adultos principalmente", ressaltou o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro. O público-alvo do Agente de Trânsito por um Dia são os estudantes do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública e particular do Município. Um aluno de cada turno representa a escola, vivenciando o trabalho dos Agentes de Trânsito. Como participar  Antes da seleção do aluno, a escola é estimulada a discutir a temática e a realizar a produção acadêmica com todos os alunos, o que resulta em textos, desenhos, pinturas e poesias. O "agente" é sorteado e no dia agendado é apanhado na escola pelos Agentes de Trânsito. Maio Amarelo enfatiza as mães nesta sexta As ações do movimento Maio Amarelo continuam até o fim deste mês, com objetivo de conscientizar para a atenção à vida no trânsito, evitando mortes por acidentes. Diariamente são realizadas atividades de conscientização. Nesta sexta-feira (12) a ênfase está nas mães, em função do segundo domingo de maio, quando se comemora o dia delas, 14 de maio. Amanhã (12), às 10 horas, na Avenida Brasil em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, em parceria com a Unipar o movimento enfoca a Saúde das Mães, com realização de exames e orientações diversas sobre saúde e cuidados no trânsito. No mesmo local e horário, Cettrans e Cotrans irão homenagear as mães com entrega de flores e conscientizando do papel delas como exemplo no trânsito. São parceiros nesta atividades também Cirilo Eventos, Farmácia Estrela, Centro A e Rotary Cascavel Leste. 
Data publicação: 11.05.2017