Notícias

A Comissão designada para julgamento do Concurso de Desenho COMO VEJO O TRÂNSITO, se reuniu, nesta quarta-feira (15) na Escolinha de Trânsito, para avaliação dos trabalhos produzidos pelos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Foram inscritos mais de 200 trabalhos.A Comissão Julgadora do Concurso selecionou os 03 (três) melhores trabalhos de cada categoria.Os critérios para avaliação são a criatividade, a estética e o respeito ao tema proposto.O concurso é dividido em duas categorias: "Como Eu Vejo o Trânsito Hoje", que engloba os alunos do 1º, 2º e 3º anos, e "Como Eu Vejo o Trânsito no Futuro", envolvendo apenas alunos do 4º ano e das 4ª séries. De acordo com as normas, os desenhos deveriam ser feitos em papel sulfite branco – na Categoria 1 – ou folha de papel cartolina – na Categoria 2. Somente uso de lápis grafite, lápis de cor e giz de cera foram liberados para a confecção dos trabalhos. Segundo a diretora de Trânsito da Cettrans, Vânia de Camargo Müetzemberg, a limitação do uso de materiais colabora para que todos os participantes tenham condições iguais. “Todo aluno, independente que seja da rede municipal ou particular, tem lápis de cor e grafite, além do giz de cera. Buscamos fazer um concurso em que todos tivessem condições de igualdade no uso do material”. Diante da quantidade de trabalhos, Vânia disse que o objetivo do concurso foi alcançado. “As escolas aderiram à ideia. Os professores trabalharam o tema em sala de aula e fizeram o trabalho de reflexão com os alunos. Essa mensagem é importante para nortear as ações de educação no trânsito e isso ecoa nas famílias”. A Comissão Julgadora é formada por um representante da Cettrans, outro da Secretaria de Educação e professores das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia das instituições Univel, FAG, e Unipar. Premiação Em cada categoria serão selecionados os três melhores trabalhos. Os primeiros lugares levarão um netbook para casa. Os segundos colocados uma bicicleta, e a terceira colocação vai faturar um brinquedo pedagógico. A escola pode ganhar um notebook, desde que o aluno classificado em primeiro lugar esteja matriculado na instituição. O resultado será divulgado na segunda-feira, dia 20/09, a partir das 16h15min, no auditório da Unipar, onde serão realizadas as atividades do dia de Cultura pela Paz no Trânsito.
Data publicação: 15.09.2010
Técnicos da empresa Fiscal Tech, de Curitiba - que ganhou a licitação para locação de radares - já começaram a montar os equipamentos na manhã de hoje (13). Na primeira fase está previsto a instalação de um radar fixo (pardal) e um fotossensor (furão). Os funcionários da empresa iniciaram a instalação dos “laços indutivos” - espécie de sensor localizado sob o asfalto com a função de medir a velocidade dos veículos ao passarem pelo local - nos pontos de fiscalização eletrônica. O serviço está sendo realizado inicialmente na rua Presidente Kennedy (a 50m antes do cruzamento com a rua Pio XII) e no cruzamento da rua Rio Grande do Sul com a rua Marechal Cândido Rondon. Esta primeira fase está dentro do prazo que a Fiscal Tech tem de 15 dias para instalar e fazer os testes reais nas ruas de Cascavel. “Se houver qualquer equipamento que não atenda o determinado na licitação, vamos cancelar a contratação e chamar a segunda colocada no processo”, explica Jorge Lange, presidente da Cettrans. Lembrando que, a licitação prevê a instalação de 25 fotossensores – que detectam infrações por excessos de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e registro de imagens. Também haverá 20 pardais fixos que detectam o excesso de velocidade com registro de imagem. Além disso, duas lombadas eletrônicas, um radar estático e um portátil e dois pockets PC. Durante os trabalhos das equipes da Fiscal Tech, Agentes de Trânsito farão o desvio e controle do tráfego.
Data publicação: 14.09.2010
Está praticamente tudo pronto em Cascavel para a abertura da Semana Nacional de Trânsito, sábado (18), cujo tema deste ano é Cinto de Segurança e Cadeirinha, sob o slogan “Segurança no Banco de Trás evita acidentes fatais”. Uma solenidade com apresentação do tema e da Banda do Exército marcará a abertura, às 9h30, no Posto do EstaR do Calçadão da Avenida Brasil, na esquina com a Rua Souza Naves. Ainda no sábado pela manhã será realizada uma operação educativa, com abordagem de condutores e distribuição de material educativo. A Semana Nacional do Trânsito terá ampla programação até o dia 25 de setembro. Além da temática nacional, será dada ênfase à realidade local, como a segurança dos pedestres, principalmente idosos, uma vez que as estatísticas apontam crescente índice de acidentes com essa população. A campanha também alerta para a saúde dos condutores, que pode sofrer interferências devido ao estresse no trânsito. A programação está toda voltada ao debate amplo sobre a necessidade de prevenção, uma vez que acidentes de trânsito são considerados uma epidemia, que depende de mudança de hábitos para ser combatida, conforme explica a diretora do departamento de trânsito da Cettrans, Vânia de Camargo Müetzemberg. “O objetivo da Semana Nacional do Trânsito é conscientizar para que a população compreenda que o trânsito é um espaço de convivência humana e social”, enfatiza Vânia.   Confira a Programação Completa clicando aqui
Data publicação: 13.09.2010