Programa de Educação para o Trânsito

 A Cettrans atende ao público em geral, desde alunos da educação infantil até o ensino superior, bem como outras instituições (associações, igrejas, empresas, clubes, ...) , por meio de aulas, palestras, orientações e outras ações educativas.

Como parte do trabalho de Educação, a Companhia desenvolve programas de segurança e educação de trânsito e campanhas, com o intuito de melhorar a segurança e a qualidade de vida no trânsito. As atividades são direcionadas a diferentes públicos, das quais a população é convidada a participar. Verifique, na lista abaixo, com qual deles você se identifica e venha fazer parte da luta pela Paz no Trânsito.

PÉ NA FAIXA

Forma de ação: O Projeto Pé na Faixa é realizado de forma lúdica e artística, onde personagens atuam de forma a transmitir mensagens aos condutores e pedestres com o objetivo de estimular o respeito mútuo entre os usuários da via e mostrar  como é possível contribuir para que haja maior segurança. Quando todos fazem sua parte e respeitam o espaço do outro o trânsito se torna mais humanizado. O objetivo do projeto também é promover a correta utilização da faixa de pedestres e o hábito dos motoristas darem preferência ao pedestre na faixa. 

A educação dos motoristas será demonstrada no respeito ao pedestre na faixa. Quando o pedestre sinalizar que quer  atravessar, o condutor, educadamente, lhe dará a preferência, parando o veículo.
Já o pedestre precisa saber que para atravessar a rua, deverá sinalizar com a mão, como se estivesse pedindo para o ônibus parar, e aguardar na calçada até que o motorista visualize seu pedido e lhe dê a preferência. A travessia deve ser feita sempre pela faixa de pedestres e, por segurança, nenhum pedestre deve circular no meio dos veículos.

TRANSITANDO PELA ESCOLA

Forma de ação: A equipe pedagógica  vai até a escola interessada no trabalho e por meio de palestras, debates, mesas redondas  e utilizando-se de materiais pedagógicos (folders, vídeos, slides, musícas, etc...) adequados a faixa etária e realidade social dos  alunos, realiza-se a abordagem do tema trânsito buscando a reflexão, a construção e o resgate de valores humanos importantes para a vida no trânsito.            

Público Alvo: Estudantes da rede pública e particular de ensino - da Educação Infantil até o Ensino Médio.

AGENTE DE TRÂNSITO POR UM DIA

Forma de ação: Um aluno de cada turno representará a escola, vivenciando o trabalho dos Agentes de Trânsito. Antes da seleção deste aluno, a escola é estimulada a discutir o assunto trânsito e a realizar produção acadêmica com todos seus alunos (textos, desenhos, pinturas, poesias, etc.). A escola sorteará um(a) aluno(a) do 4º ou 5º ano, para ser o "Agente de Trânsito por Um Dia". Este, em dia e horário marcado e com autorização dos pais, será apanhado na escola pelos Agentes de Trânsito devendo acompanhá-los em sua rotina de trabalho pela cidade. Ao retornar para a escola, socializará com os colegas e professores a experiência vivida possibilitando que o aprendizado seja construído coletivamente e que o efeito multiplicador  aja não somente entre os alunos, mas em toda a comunidade escolar, promovendo a conscientização e consequente mudança comportamental.


Público Alvo: Estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública e particular do município de Cascavel.

UNIVERSIDADE EM CAMPO PELA HUMANIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Forma de ação: Por meio de debates, mesas redondas, palestras ou orientações em pequenos grupos, a informação e o estímulo a curiosidade sobre o trânsito é plantada de modo a levar o estudante a compreender melhor seu papel no trânsito e a importância para sua vida, das regras e normas existentes.


Público Alvo: Estudantes universitários, pós-graduandos e professores.

CRIANÇA SEGURA

Forma de ação: Por meio de Operações de fiscalização e educação, Agentes de Trânsito e Educação abordam os condutores de veículos que transportam crianças, verificando se o transporte está sendo feito de forma segura, orientam e distribuem material educativo.              

Público Alvo: Condutores que transportam crianças. 

CIDADÃO EM TRÂNSITO

Forma de ação: Desenvolve-se por meio de palestras, as quais consideram as informações prévias sobre o grupo. Utiliza-se vídeos, slides e material educativo impresso.      

Público Alvo: Condutores infratores, associações, funcionários de empresas em geral, membros de Igrejas, Clubes e afins.

 IDOSO NO TRÂNSITO

Forma de ação: Ação educativa realizada junto a grupos de idosos, utilizando-se de abordagem teórica e prática, informando os riscos a que estão expostos no trânsito. Estimulando e apresentando-lhes formas adequadas de melhorar a segurança no trânsito, tanto para os pedestres como para os condutores.

MOTO SEGURA

Forma de ação: Através de abordagem educativa e distribuição de material educativo, o Setor de Ações Educativas e Setor de Operações de Trânsito, orientam motociclistas sobre a importância de seguir as normas de segurança, estimulando os mesmos a refletirem sobre a violência no trânsito, de forma que cada indivíduo reconheça-se como responsável pela realidade vivida nas vias públicas. Também que o mesmo perceba a necessidade de mudança comportamental, vindo a agir de forma mais prudente, responsável e respeitosa, promovendo consequente, a redução do número de acidentes e mortes, transformando o trânsito num espaço de convivência pacífica, saudável e segura.                                                                                                                                        

Público Alvo: Motociclistas em geral.       

DIA DA MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE TRÂNSITO

Forma de ação: Realizar ações voltadas para a Educação e Conscientização, provocando na população uma reflexão sobre a realidade no trânsito e sobre os comportamentos humanos que remetem à essa realidade. Relembrar as vítimas de trânsito.              

Público Alvo: Comunidade em geral.          

Quando ocorre: Terceiro domingo do mês de Novembro.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA

Forma de ação: Programa desenvolvido de forma transversal e interdisciplinar, durante o ano letivo, quando o professor incluirá nos conteúdos, temas relacionados com o trânsito nas diferentes áreas do conhecimento, transformando-os em assunto constante de análise, reflexão e debates. Primeiramente, os educadores de 4º e 5º anos das Escolas Públicas e Particulares  de Cascavel participam de uma capacitação. Em seguida, é distribuído material didático-pedagógico para ser utilizado em sala de aula (material para professor, pai e aluno). Essa tarefa educativa não se restringe apenas à escola, mas é um trabalho de parceria com   a família. Durante o trabalho realizado em sala de aula, os professores poderão solicitar palestras para os pais, visitas do Setor  de Ações Educativas e Agentes de Trânsito, como também ações educativas relacionadas ao trânsito. Pode-se unir outros   projetos a esse, como por exemplo, visita à Escolinha de Trânsito. Aconselha-se as escolas, no final do ano letivo, promover uma exposição dos trabalhos realizados sobre o trânsito.                                                                                           

 Público Alvo: Alunos de 4º e 5º ano, pais, professores e comunidade em geral.

CAMPANHA VOLTA ÀS AULAS

Forma de ação: Orientação e distribuição de material educativo próximo às escolas públicas e/ou particulares (preferencialmente as que possuírem maior fluxo de pedestres e veículos), focando a necessidade de se adotar comportamentos seguros e responsáveis no trânsito e evitar acidentes.
 

Público Alvo: Estudantes, pais, professores, condutores de Transporte Escolar, além da comunidade em geral que se utiliza das vias próximas às escolas.

Quando ocorre: no início de cada ano letivo. 

CAMPANHA DIA DAS MÃES

Forma de ação: Em conjunto com o Setor de Operações de Trânsito, serão realizadas atividades de orientação e conscientização de trânsito, e distribuição de material educativo. A operação acontecerá na semana em comemoração ao Dia das Mães, informando e relembrando as regras básicas de segurança e boa convivência no trânsito, reforçando a necessidade de mudança de comportamento dos condutores de veículos e dos pedestres, destacando que este é fator principal de transformação do quadro violento que ora se apresenta no trânsito do município; valorizando a mulher/mãe como condutora e pedestre, conscientizando-a de seu papel como educadora e formadora de cidadãos autônomos e responsáveis, alertando-a para a necessidade do bom exemplo; e, orientando-a sobre o uso de equipamentos de segurança para o transporte de crianças.

Público Alvo: Mulheres/mães

Quando ocorre: Semana de comemoração ao Dia das Mães.         

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Forma de ação: Através de reuniões com instituições representativas de diversas áreas da sociedade a Cettrans planeja as estratégias e ações. O cronograma de atividades da semana será pautado no tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, que todos os anos elege um dos principais problemas do trânsito para ser evidenciado, discutido e repensado nacionalmente. Porém, a Cettrans além do tema nacional, trabalha com maior ênfase os principais problemas do trânsito local, através de palestras, atividades de rua (operações educativas, caminhadas, carreatas, etc), mesas redondas e exposições. 

Público Alvo: Comunidade em geral.                                                                                                                          

Quando ocorre: de 18 a 25 de setembro.            

MOVIMENTO SEJA GENTIL NO TRÂNSITO

Forma de ação: Resgatar os valores humanos nas relações que acontecem no uso do espaço coletivo de circulação, difundindo a ideia que a "gentileza gera gentileza", motivando nos cidadãos atitudes cordiais, desencadeando ações e reações que venham tornar o trânsito num lugar de convivência saudável e equilibrada. Serão distribuídos materiais alusivos ao tema e também o movimento estará inserido nos demais projetos e campanhas realizadas pela Cettrans.  

Público Alvo: Comunidade em geral.