ZCT (Zona Central de Tráfego)

A Cettrans, está implantando na cidade de Cascavel, a Zona Central de Tráfego - ZCT.

A ZCT é a delimitação do perímetro central da cidade, onde a circulação de veículos de carga tem limitações que serão regulamentadas por sinalização específica.

A justificativa para a implantação se dá pelo fato de que a circulação, o estacionamento e a parada de veículos pesados para operações de carga e descarga, além de obstruírem a livre circulação dos demais veículos, provocam o desgaste da pavimentação da via pública.

Desta forma, a ZCT visa organização do trânsito, fluidez de tráfego, conservação da pavimentação asfáltica e, principalmente, a redução de acidentes e a preservação da vida.

A área central da cidade será divida em três ZCTs, onde, os caminhões ficarão proibidos de trafegar nos horários entre as 07h e 19h em dias úteis, e, das 07h às 13h nos sábados. Sendo que:
• Na ZCT-1, a limitação é para os caminhões com mais de 7m (sete metros) de comprimento e com peso acima de 7ton (7 toneladas), nos horários acima citados. E proibido o acesso de veículos acima de 14m e 15ton em qualquer horário na ZCT 1 (ver Resolução 007/2011).
• Na ZCT-2 fica proibida a circulação de caminhões com mais de 14m e acima de 10ton. e,
• Na ZCT-3 não poderão trafegar os veículos com mais de 14m e acima de 15ton.

Os veículos com menos de 7m de comprimento e com peso de até 7 toneladas poderão circular livremente, sem restrição de horários.

A implantação da ZCT acontecerá gradativamente, sendo que a ZCT-1 foi a primeira área a receber a sinalização (vide o mapa), que passou a vigorar em junho de 2011conforme desrito na Resolução 007/2011, da Cettrans.

Observe as especificações constantes na sinalização (placas) e reorganize a sua logística, pois o desrespeito à regulamentação está sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3036-8070.
 

Clique aqui e faça o DOWNLOAD DA RESOLUÇÃO 007/2011, publicada em 17/06/2011.