Parquímetro

O QUE É O PARQUÍMETRO? 

Instrumento utilizado para o controle de estacionamento rotativo em vias públicas, o parquímetro tem o objetivo de disciplinar o uso das vagas públicas de estacionamento e promover rotatividade ao estacionamento. A princípio serão 2.300 vagas na área central e a utilização dos equipamentos obedecerá aos mesmos horários já existentes no EstaR (Estacionamento Regulamentado), de segunda a sexta, das 9h às 18h, e no sábado das 9h às 13h.

 

COMO FUNCIONA

Ao estacionar seu veículo, o motorista deve observar o número pintado na calçada e o sentido apontado pela seta indicativa. Ao chegar ao parquímetro, basta colocar moedas ou o “chaveiro” no lugar indicado e pressionar o botão correspondente ao número da vaga. Assim que esse procedimento for efetuado, aparecerá na tela o tempo de estacionamento a que o condutor terá direito.

As vagas de estacionamento que não possuírem o parquímetro continuarão a utilizar o cartão. Aqui, valem as regras já estabelecidas. E os cartões estarão disponíveis para ser adquiridos com os agentes de trânsito do Setor de Estacionamento Regulamentado, nos postos do EstaR ou nos postos de vendas conveniados.

 

VANTAGENS

- Maior comodidade aos usuários, que agora não precisam mais procurar por Agentes para adquirir os cartões;

- Maior eficiência na rotatividade das vagas;

- Pagamento justo do tempo utilizado, ou seja, o condutor paga somente pelo tempo de permanência do veículo na vaga.

- O usuário poderá acionar o parquímetro fazendo o uso de moedas ou do “chaveiro”.

- Quando estiver fazendo o uso do dispositivo “chaveiro”, poderá resgatar os minutos restantes não utilizados.

- O parquímetro permite o fracionamento do tempo utilizado de acordo com o valor depositado, diferente do que acontece hoje com a compra dos cartões de 30 minutos ou uma hora.

 

USO DE CARTÕES

O usuário poderá optar pela utilização do Cartão de Estacionamento nas vagas de parquímetro do EstaR. O cartão tem o valor de R$ 2,00 por uma hora ou R$ 1,00 por meia hora.

Clique aqui e confira a tabela de valores: