Jovem

 

 Jovem no Trânsito

 

A juventude é uma bela fase, com muitas novidades e transformações. Os jovens têm uma forma muito própria de ver o mundo e aproveitar a vida, que, por vezes, acaba superdimensionando-a, perpetuando uma imagem de conflito, imprevisibilidade e rebeldia.
Mesmo assim, é inconteste a legitimidade da preocupação em torno deles, mais especificamente de sua capacidade de conciliação, ou não, de todos esses desejos, dessa postura descontraída e rompimento intencional de limites, com os juízos de valor e um comportamento responsável.
 

A grande fragilidade neste momento entre a infância e a vida adulta está posta em teste pelo exercício da independência, o qual deve(ria) estar acompanhado da consciência diante das escolhas e da responsabilidade advinda das mesmas. Se por um lado o desejo de experimentar sensações novas, romper limites e burlar regras possibilita novas descobertas, por outro pode limitar a capacidade de avaliação dos riscos envolvidos e comprometer o respeito a leis e normas sociais.

O ímpeto desafiador associado à necessidade de aceitação e pertencimento ao grupo acaba, muitas vezes, transpondo-se para atitudes ousadas, arriscadas e até mesmo exibicionistas, como as comumente observadas no trânsito. Muitos escolhem a rua para colocar-se à prova, para testar suas habilidades e impressionar/conquistar amigos, esquecendo que se trata de um espaço público, compartilhado por outras pessoas, cujos direitos e deveres estão estreitamente relacionados.

Atitudes e comportamentos seguros no trânsito devem fazer parte da postura do jovem muito antes de iniciar o processo de habilitação. Tornar-se condutor é um marco significativo no processo de crescimento, mas esse não é o único nem o mais importante papel exercido no trânsito. Da mesma forma, os valores relativos à coletividade precisam estar acima dos interesses e desejos individuais, considerando que vidas estão envolvidas. E, justamente, quem deseja "curtir" a vida ao máximo precisa (saber) cuidar dela.
 
Para mais informações sobre esse tema, clique nos links abaixo:
 
A VELOCIDADE E AS DROGAS
 

O JOVEM NO TRÂNSITO

DICAS DE SEGURANCA