Concurso de Redação 2011

A Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito - Cettrans, está promovendo o Concurso de Educação de Trânsito 2011, “Trânsito, Cultura e Cidadania”.

Trata-se de Concurso de Redação, que tem como público alvo os alunos das 7ª e 8ª séries e Ensino Médio, matriculados em instituições escolares de Cascavel-PR, da rede pública e privada de ensino.

De acordo com Suzana do Amarante, chefe do Departamento de Educação de Trânsito da Cettrans, “a realização desse trabalho é uma forma de estimular os participantes à compreensão do Trânsito e da realidade que o permeia e, proporcionar a construção de conceitos e valores éticos e humanos, de forma que, o sujeito que dele participar, venha a agir maneira mais consciente e responsável, contribuindo para o equilíbrio das relações sociais no espaço coletivo de circulação, e assim, colaborar para a redução dos números de acidentes e mortes nas vias públicas”.

As inscrições serão efetuadas no período de 17 a 21/10/2011. A divulgação do resultado acontecerá no dia 11/11/2011, por ocasião das atividades em comemoração ao aniversário do município de Cascavel.

Os textos devem ser produzidos à luz do tema que nomeia o Concurso de Educação de Trânsito-2011, “Trânsito, Cultura e Cidadania”, com enfoque aos sub-temas estabelecidos para cada categoria:

Haverá premiações para os melhores trabalhos e para seus respectivos professores orientadores e escolas.

Luciane de Moura, professora da Cettrans, explica que, “para que a Educação de Trânsito tenha frutos positivos é necessário, primeiramente, que os cidadãos compreendam que o trânsito é espaço de convivência coletiva e que todos nós fazemos parte dele. Assim como nós estamos inseridos no trânsito, o trânsito também permeia toda a nossa vida. Somente a partir desta compreensão é que os usuários das vias públicas poderão contribuir para a redução da violência nas ruas, principalmente pela mudança de comportamento”.

Jorge Lange, Presidente da Cettrans, afirma que “o Concurso de Educação de Trânsito-2011, na modalidade Redação é uma oportunidade, para que o público alvo lance o olhar sobre o contexto social e o trânsito, observando a que passos “transitou” a humanidade no decorrer dos tempos, de forma a compreender a realidade atual e a perceber a necessidade de mudança na conduta humana, a fim de que o trânsito seja um espaço de convivência pacífico e equilibrado”.

Mais informações pelos telefones 3036-8114 e 3036-8046; ou via e-mail: educacao@cettrans.com.br e estatistica@cettrans.com.br

Converse com seu professor. Acesse o REGULAMENTO aqui e participe!